As campanhas de conscientização do último mês do ano.

Viemos de uma sequência de meses coloridos: Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Mas você já ouviu falar do Dezembro Vermelho? E Dezembro Laranja?

Muita gente não sabe, mas o último mês do ano carrega duas campanhas de conscientização muito importantes. O Dezembro Vermelho se trata da luta contra a AIDS, e o Dezembro Laranja da luta contra o câncer de pele.

O mês do combate à AIDS é representado por uma fitavermelha, que simboliza o sangue, maneira como o vírus é transmitido, e a paixão pela vida.

A campanha foi criada em 1991, em Nova York, pela VisualAids, um projeto dedicado a utilizar a arte para conscientizar as pessoas a respeito da AIDS.

Já a fita laranja remete ao sol e corpos bronzeados. A campanha foi criada em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para prevenir o câncer de pele, a campanha recomenda a realização do autoexame de manchas no corpo e usar protetor solar regularmente.

É importante lembrar dessas datas pois elas estão ligadas à prevenção e ao tratamento, conscientizando um número cada vez maior de pessoas que poderiam ser atingidas. Pelo mesmo motivo, divulgar e apoiar a campanha também tem muito valor.

Não fique de fora!

Share This